top of page
  • Foto do escritorLeonardo Merçon

O carismático quati-de-cauda-anelada

Em minhas andanças como fotógrafo sempre procurei os locais com a maior diversidade de espécies. E no coração da floresta tropical brasileira, vive um dos animais que EU considero um dos mais carismáticos da fauna do país: o quati-de-cauda-anelada. Dotado de uma pelagem distintiva e uma cauda listrada espetacular, este animal é um verdadeiro mestre da selva, vasculhando as matas em grupos, muitas dezes de dezenas de indivíduos.

A dieta dos quatis é bastante diversificada, e inclui frutos, insetos e pequenos vertebrados. Graças ao seu comportamento onívoro e habilidades de escalada, o quati-de-cauda-anelada pode se adaptar a uma grande variedade de ambientes florestais, desde as matas ciliares até as florestas montanas. Já encontrei com eles desde a restinga capixaba à floresta amazônica.


Mas o quati-de-cauda-anelada não é apenas um animal fascinante por suas habilidades ecológicas. Sua vida social é igualmente complexa e intrigante. Os quatis vivem em grandes grupos hierárquicos e cada animal tem seu papel na manutenção da ordem e segurança do grupo.


Infelizmente, as atividades humanas têm causado graves impactos sobre as populações deles e seu habitat. A destruição de florestas, a expansão da agricultura e a caça ilegal são algumas das ameaças que colocam em risco a sobrevivência dessa e outras espécies da fauna brasileira.


A preservação do habitat natural desses animais é a chave para a manutenção do equilíbrio ecológico e da biodiversidade no planeta.


Como por muitas vezes eles vivem próximos de áreas urbanas, que possamos apreciar a beleza e importância do quati-de-cauda-anelada e trabalhar juntos para proteger e conservar essa e outras espécies que tornam nosso mundo fascinante!



*O título da imagem foi sugerido por um colega através do meu instagram. Se ainda não conhece meu instagram, acesse AQUI.


--

Leonardo Merçon é capixaba, há quase 20 anos é fotógrafo de natureza / documentarista, focado na proteção da natureza. Formado como designer gráfico pela Universidade Federal do Espírito Santo, estudou fotografia voltada para publicações na Academia de Mídias e Artes, na Alemanha, com bolsa integral do DAAD e atualmente cursa um mestrado profissional em Conservação da Biodiversidade no IPÊ/ESCAS. Fundador / Diretor voluntário do Instituto Últimos Refúgios (OSC ambientalista sem fins lucrativos). Tem dezenas de livros impressos e documentários em vídeo publicados. Realiza trabalhos ajudando a contar histórias através de imagens em mídias nacionais e internacionais, como a BBC de Londres e National Geographic Brasil, dentre outras. Em 2015 foi palestrante no TEDx TALK em Vitória-ES. Acredita e trabalha em atividades de sensibilização ambiental (em especial com crianças) e fomento do turismo relacionado à natureza, como forma de inspirar pessoas e promover mudanças.







bottom of page