top of page
  • Foto do escritorLeonardo Merçon

Leonardo Merçon no site da National Geographic.

Atualizado: 25 de dez. de 2023



Com emoção e realização, compartilho um capítulo emocionante da minha jornada como fotógrafo de natureza. Há alguns anos atrás, minhas imagens ganharam vida nas páginas da icônica revista com bordas amarelas, a National Geographic.



Uma conquista que me trás memórias dos momentos que meu pai costumava compartilhar essas histórias comigo na infância, lendo as histórias (ainda em inglês) antes de eu dormir. Dá pra imaginar quais eu mais gostava, certo!?


O sonho de ver minhas fotos nas páginas da National Geographic foi uma promessa que fiz a meu pai ainda quando eu era criança. Embora ele não estivesse mais entre nós para testemunhar o cumprimento da promessa, sinto sua presença a cada clique. Durante um ano, ainda antes da pandemia, tive a honra de assinar um contrato com eles e ver minha paixão pela natureza ganhar destaque nas suas publicações.


Baleias saltando em Vitória-ES, um nadador corajoso cercado por raias na APA Baía das Tartarugas, pesquisas com tartarugas em Abrolhos e a triste realidade dos atropelamentos de animais em nossas estradas - essas imagens contam histórias da nossa rica biodiversidade e dos desafios que enfrentamos para protegê-la.



Embora a revista tenha cessado suas edições impressas no Brasil e o enfoque das matérias no site tenha mudado, estou grato por ter sido parte desse legado. A National Geographic sempre foi um farol de inspiração, e contribuir com a minha perspectiva fotográfica é uma honra que carrego comigo. E tento ver o lado positivo, que tive a sorte de fazer parte dessa história tão bonita das revistas impressas, enquanto elas ainda existiam


A jornada continua, os desafios se renovam, mas a paixão pela fotografia de natureza permanece mais forte do que nunca. Ontem mesmo, uma amiga me apontou o fato de achar o máximo o sorriso em meu rosto ao falar da utilização das fotografias em sites de ciência cidadã, nas mídias sociais ou em meus livros. Às vezes ainda me sinto aquela criança de 10 anos, inspirado pelas histórias da National Geographic.


É por isso que levo um lema comigo: "Inspirando pessoas, promovemos mudanças!"


Confira a página do fotógrafo no site da National Geographic no link: www.nationalgeographicbrasil.com/fotografo/leonardo-mercon



Se ainda não conhece meu instagram, acesse AQUI.




--

Leonardo Merçon é capixaba, há quase 20 anos é fotógrafo de natureza / documentarista, focado na proteção da natureza. Formado como designer gráfico pela Universidade Federal do Espírito Santo, estudou fotografia voltada para publicações na Academia de Mídias e Artes, na Alemanha, com bolsa integral do DAAD e atualmente cursa um mestrado profissional em Conservação da Biodiversidade no IPÊ/ESCAS. Fundador / Diretor voluntário do Instituto Últimos Refúgios (OSC ambientalista sem fins lucrativos). Tem dezenas de livros impressos e documentários em vídeo publicados. Realiza trabalhos ajudando a contar histórias através de imagens em mídias nacionais e internacionais, como a BBC de Londres e National Geographic Brasil, dentre outras. Em 2015 foi palestrante no TEDx TALK em Vitória-ES. Acredita e trabalha em atividades de sensibilização ambiental (em especial com crianças) e fomento do turismo relacionado à natureza, como forma de inspirar pessoas e promover mudanças.







Comments


bottom of page