top of page
  • Foto do escritorLeonardo Merçon

"Tô de olho no senhor!"

Este é um jovem socó-boi (Tigrisoma lineatum), ainda com a plumagem toda pintada, iluminado pelo sol da manhã. Fiz a foto enquanto monitoravamos a lagoa da Reserva Biológica de Sooretam de barco. A cada minuto encontrávamos animais fantásticos e esse socó-boi posou para minhas lentes na melhor das luzes.

A hora mágica!

Embora possa parecer um pássaro comum para algumas pessoas, este animal tem um papel vital no ecossistema em que vive. O socó-boi é uma ave aquática que habita principalmente áreas úmidas, como lagos, rios e manguezais, onde se alimenta de peixes, crustáceos e outros pequenos animais.


Ao se alimentar de peixes e outros animais aquáticos, ele ajuda a manter o equilíbrio na cadeia alimentar da região, evitando a superpopulação de algumas espécies e garantindo a sobrevivência de outras.


Além disso, o socó-boi é também um indicador de saúde ambiental, já que sua presença ou ausência em uma área pode indicar a qualidade da água e do ecossistema como um todo.


Infelizmente, muitas espécies de aves aquáticas, incluindo o socó-boi, estão ameaçadas devido à perda de habitat, poluição e outras atividades humanas.


Cada animal tem um papel fundamental na manutenção do equilíbrio ecológico, e que a preservação dessas espécies é crucial para a sobrevivência de toda a fauna e flora do planeta. Portanto, ao admirar a beleza deste jovem socó-boi, não se esqueça da sua importância ecológica e do papel que cada um de nós pode desempenhar na proteção da natureza.


Vamos nos unir em prol da conservação da biodiversidade e garantir que esta e outras espécies possam continuar a enriquecer e equilibrar nossos ecossistemas por muitas gerações.




*O título da imagem foi sugerido pelo @ianerler através do meu instagram. Se ainda não conhece meu instagram, acesse AQUI.


--

Leonardo Merçon é capixaba, há quase 20 anos é fotógrafo de natureza / documentarista, focado na proteção da natureza. Formado como designer gráfico pela Universidade Federal do Espírito Santo, estudou fotografia voltada para publicações na Academia de Mídias e Artes, na Alemanha, com bolsa integral do DAAD e atualmente cursa um mestrado profissional em Conservação da Biodiversidade no IPÊ/ESCAS. Fundador / Diretor voluntário do Instituto Últimos Refúgios (OSC ambientalista sem fins lucrativos). Tem dezenas de livros impressos e documentários em vídeo publicados. Realiza trabalhos ajudando a contar histórias através de imagens em mídias nacionais e internacionais, como a BBC de Londres e National Geographic Brasil, dentre outras. Em 2015 foi palestrante no TEDx TALK em Vitória-ES. Acredita e trabalha em atividades de sensibilização ambiental (em especial com crianças) e fomento do turismo relacionado à natureza, como forma de inspirar pessoas e promover mudanças.







Posts recentes

Ver tudo
bottom of page