top of page
  • Foto do escritorLeonardo Merçon

Espelho, espelho meu... a saracura.

Bem cedo pela manhã, ao acordar no alojamento do Parque Estadual da Pedra Azul, vou até a varanda, ainda sem conseguir abrir os olhos completamente, percebi um movimento em uma piscina desativada, na qual, uma grande concentração de plantas aquáticas formavam um cenário lindo. Era uma saracura-do-mato (Aramides saracura) andando bem devagar, caçando seu café-da-manhã. A cena estava bonita, com a água bem lisa e a vegetação dando um colorido ao fundo. Com um olhar curioso, a ave observa seu próprio reflexo na superfície da água.

As saracuras são aves aquáticas de médio porte e podem ser encontradas em diversos habitats úmidos, como pântanos, brejos e margens de rios. Sua plumagem é escura e discreta, permitindo que se camufle facilmente entre a vegetação. Apesar de sua aparência tímida (a não ser quando resolvem cantar em seus duetos), a saracura-do-mato tem um papel importante no ecossistema. Como parte da cadeia alimentar, se alimenta de pequenos invertebrados aquáticos e também serve como presa para diversas espécies de predadores. Para mim, como fotógrafo de natureza, registrar momentos como este é uma mistura de felicidade e satisfação. Observar os animais em seu habitat natural sem perturbá-los é uma arte, que requer paciência e dedicação. É a capacidade de capturar um instante único na vida desses seres incríveis que torna a fotografia de natureza uma forma tão poderosa de conectar as pessoas com o mundo natural. Através da observação e documentação dessas criaturas fascinantes, podemos aprender mais sobre a complexidade e interdependência da vida em nosso planeta. E, assim como a saracura, podemos nos inspirar em pequenas coisas do mundo natural, como um reflexo, para valorizar e proteger esses ecossistemas frágeis e essenciais para a sobrevivência de todas as formas de vida.


Se ainda não conhece meu instagram, acesse AQUI.




--

Leonardo Merçon é capixaba, há quase 20 anos é fotógrafo de natureza / documentarista, focado na proteção da natureza. Formado como designer gráfico pela Universidade Federal do Espírito Santo, estudou fotografia voltada para publicações na Academia de Mídias e Artes, na Alemanha, com bolsa integral do DAAD e atualmente cursa um mestrado profissional em Conservação da Biodiversidade no IPÊ/ESCAS. Fundador / Diretor voluntário do Instituto Últimos Refúgios (OSC ambientalista sem fins lucrativos). Tem dezenas de livros impressos e documentários em vídeo publicados. Realiza trabalhos ajudando a contar histórias através de imagens em mídias nacionais e internacionais, como a BBC de Londres e National Geographic Brasil, dentre outras. Em 2015 foi palestrante no TEDx TALK em Vitória-ES. Acredita e trabalha em atividades de sensibilização ambiental (em especial com crianças) e fomento do turismo relacionado à natureza, como forma de inspirar pessoas e promover mudanças.







Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page