photographs
Conservation Photography for a better future:
Sensitize people who are going to change the world.
Minha primeira foto publicada na revista National Geographic!
November 04, 2015
Quando criança meu pai lia as revistas National Geographic para mim antes de dormir. A revista, em inglês na época, já vinha com as imagens fantásticas de natureza e as história dos aventureiros que faziam aquelas fotografias. Lembro vividamente o dia que, com cerca de 10 anos de idade, impressionado com aquelas histórias fantásticas nas páginas da revista, afirmei para meu pai "Um dia ainda vou ter um trabalho igual ao dessas pessoas. Com certeza!". Meu pai, com a sabedoria que lhe era peculiar, me disse: "Se essas pessoas da revista conseguiram, você também pode conseguir. É só trabalhar muito pra isso!". Então, prometi para ele que um dia iria ter fotos minhas publicadas na National Geographic.
Meu pai não está mais entre nós, porém, fico feliz de conseguir cumprir aquela promessa que marcou minha vida!
Obrigado meu pai e minha mãe por sempre acreditarem em mim e por em NENHUM momento de minha vida me dizerem para seguir caminhos contrários aos de meus sonhos!
A nota que saiu na revista foi sobre a pesquisa dos amigos do IMD - Instituto Marcos Daniel sobre as tartarugas marinhas e sua saúde, coordenado pelo amigo Marcelo Renan.
Espero que seja a primeira, porém, que não seja a última publicação na revista. Obrigado a todos que apoiam minha luta.
#nationalgeographic #ultimosrefugios #fotografiadenatureza
Livro BIODIVERSIDADE NO ESPÍRITO SANTO
November 04, 2015
O livro Biodiversidade no Espírito Santo é bilíngue (portugués\inglês), possui 108 páginas, com capa mole, miolo costurado. Mostra uma narrativa que busca conduzir o leitor às diferentes regiões capixabas. Quem conhece o Espírito Santo sabe que os principais cartões-postais do Estado são as paisagens. A natureza está intensamente presente de norte a sul, seja no litoral ou no interior. Mas o que muitas pessoas não percebem é que todas essas belezas naturais também são morada de diversas espécies de animais e plantas.
Projeto para o Instituto Terra a convite de Sebastião e Lélia Salgado
November 04, 2015
A convite do renomado fotógrafo Sebastião Salgado, de 2011-2012 o diretor do Instituto Últimos Refúgios, Leonardo Merçon, desenvolveu trabalhos para o Instituto Terra, localizado em Aimorés, Minas Gerais. A instituição, criada por Salgado e sua esposa, preserva e gerencia a primeira região degradada a ser reconhecida como Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN).
Exposição no Museu Internacional da Fotografia, em Paris
November 04, 2015
Fotos na galeria "Mata Atlântica" do Google Arts & Culture
November 04, 2015
Exposição no Instituto Nacional da Mata Atlântica
November 04, 2015
Projeto Viagem ao Brasil 200 Anos
November 04, 2015
"VIAGEM AO BRASIL - 200 anos" é um projeto inspirado na viagem ao Brasil do príncipe alemão Maximiliano de Wied Neuwied. Ele foi um pioneiro das grandes viagens naturalistas do século XIX, que muito contribuíram para o conhecimento da nossa biodiversidade e nossa gente. Maximliano viajou do Rio de Janeiro a Salvador, de julho de 1815 a maio de 1817. Portanto, "acompanharemos", 200 anos depois, os passos dessa expedição. Também refaremos todo o percurso do naturalista nos próximos dois anos, analisando as transformações que se impuseram pela ocupação humana.
Projeto Lágrimas do Rio Doce
November 04, 2015
O principal objetivo do “Lágrimas do Rio Doce” é criar um acervo digital constituído por fotografias, vídeos e depoimentos que registrem a realidade local da fauna, da flora e de moradores, e mostre que o custo do desenvolvimento não sustentável e a valorização do dinheiro acima das pessoas é alto demais. Todo o material produzido será transformado em produtos culturais, exposições, artigos, vídeos e afins, capazes de atingir o maior número possível de pessoas.
Exposição "Lágrimas do Rio Doce" na ITÁLIA
November 04, 2015
Projeto “Lágrimas do Rio Doce” – em forma de exposição fotográfica – na Itália. A mostra está sendo exibida no festival “Wecolme to Paradise” entre os dias 19 de maio a 5 de junho, na prefeitura de Modica, na Sicília, cidade patrimônio histórico da Unesco. O evento é aberto ao público gratuitamente.
Projeto contra o atropelamento de fauna na BR-101
November 04, 2015
Projeto CAIMAN
November 04, 2015
Projeto Amigos da Jubarte
November 04, 2015
O projeto “Amigos da Jubarte” é uma colaboração entre um “Coletivo Ambiental” formado pelos Institutos Últimos Refúgios, O Canal, Ecomaris e Instituto Baleia Jubarte. O objetivo do projeto é elaborar um relatório anual de pesquisa em torno da concentração geográfica das baleias, alimentando de informações o futuro diagnóstico de viabilidade do Turismo de Observação Natural no Espírito Santo.
Projeto Chelonia Mydas - Projeto de conservação da tartaruga-verde
November 04, 2015
O projeto visa mapear e compreender os processos e a ocorrência de enfermidades nas populações de tartarugas marinhas em ambientes impactados pelo homem e ambientes preservados, para subsidiar ações conservacionistas e aperfeiçoar e aplicar técnicas de biomonitoramento ambiental e diagnóstico de enfermidades nas populações de tartarugas marinhas no Brasil.
Projeto na Reserva Biológica de Sooretama
November 04, 2015
Livro da Reserva Biológica de Sooretama. O local selecionado, a ReBio Sooretama, é considerada uma das mais importantes unidades de conservação do país, em virtude da sua grande área verde e riqueza de biodiversidade. É também o último refúgio de diversas espécies ameaçadas, como a anta, o tatu-canastra, o gavião-real e as onças-pintadas. A reserva biológica é viva! E o dever de preservar esse tesouro que ainda nos resta não é só de ambientalistas, é de toda sociedade.
Projeto na Reserva Biológica de Duas Bocas
November 04, 2015
A terceira publicação do Instituto Últimos Refúgios traz como tema uma das mais importantes unidades de conservação do Espírito Santo: a Reserva Biológica de Duas Bocas. Localizada em Cariacica, na região Metropolitana de Vitória, Espírito Santo, a reserva é responsável pela preservação de cerca de três mil hectares de Mata Atlântica.
O livro fotográfico “Últimos Refúgios: Reserva Biológica de Duas Bocas” faz parte da Série Áreas Protegidas e acompanha um documentário homônimo. Juntos, constituem um importante material de promoção da rica biodiversidade existente na unidade de conservação e visam à sensibilizar a sociedade em prol da preservação ambiental.
Projeto no Parque Estadual de Itaúnas
November 04, 2015
Projeto no Parque Estadual Paulo Cesar Vinha
November 04, 2015
O livro “Últimos Refúgios: Parque Estadual Paulo Cesar Vinha” foi lançado em 2009, fruto do trabalho de conclusão de curso do fotógrafo Leonardo Merçon em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Espírito Santo. No entanto, a produção foi além de um trabalho acadêmico e deu origem ao que hoje é o Instituto Últimos Refúgios.
A publicação traz o registro fotográfico de diversas espécies de fauna e flora contidas na área do parque, divididas entre seções como “comunidade arbustiva inundável”, “brejo” e “formação aberta de clusia”. Além disso, o livro traz imagens das belas paisagens do local - que contempla praias, dunas, alagados, florestas de restinga, lagoas e ilhas costeiras.