top of page
  • Foto do escritorLeonardo Merçon

Um "mergulho" fotográfico na beleza dos rios capixabas no Festival das Águas

No último dia 23 de março, participei do Festival das Águas em Vargem Alta, sul do estado do Espírito Santo.



O evento, que tem como objetivo promover a valorização da principal Bacia do Sul do Espírito Santo, o Rio Itapemirim, através de ações culturais, cinema e debates, foi realizado pela Caju Produções com patrocínio da Reserva Águia Branca.


Durante o bate-papo intitulado "História das Águas", tive o privilégio de compartilhar minhas experiências e histórias sobre a água ao redor do mundo, ao lado do renomado fotógrafo de natureza Érico Hiller. Abordei o tema “Experiências com os rios do Espírito Santo, desde o rio Doce até os mergulhos nas Cachoeiras do Caparaó”. Como fundador do Instituto Últimos Refúgios e fotógrafo de natureza, tenho dedicado meus últimos 20 anos a registrar a biodiversidade do Espírito Santo e a documentar a importância dos rios para a preservação da vida.



Acredito que os rios são fundamentais para a manutenção da biodiversidade, fornecendo água e outros recursos para todos os seres vivos e influenciando no ciclo da água, na estabilização climática e na manutenção da qualidade da água. Por isso, destaco a beleza da fauna selvagem e procuro mostrar ao mundo a importância desses ecossistemas através do meu trabalho como fotógrafo de natureza.


Durante minha carreira, tive a oportunidade de vivenciar experiências únicas em ambientes aquáticos em cinco continentes, desde as tragédias ambientais, como a do Rio Doce, até os rios e áreas alagadas da Escócia e China. Além das áreas ricas em biodiversidade da Mata Atlântica, Amazônia e Pantanal. Acredito que os rios do Espírito Santo são essenciais para a manutenção da biodiversidade e é minha missão como fotógrafo mostrar a beleza e importância desses ecossistemas para o mundo.



O colega Érico Hiller foi o ponto alto da discussão, abordando o tema relacionado à histórias de pessoas de todos os continentes que convivem em meio a enormes dificuldades com a falta de saneamento e acesso à água limpa para viver. Como fotógrafo documentarista de impacto social, Hiller apresentou seus projetos recentes, incluindo o livro "ÁGUA", que traz um panorama amplo com histórias de pessoas de todo o mundo que enfrentam dificuldades com a falta de acesso à água limpa.


O Festival das Águas foi uma oportunidade única para compartilhar nossas experiências e histórias sobre a água e a importância dos rios para a vida. Espero que essas discussões possam conscientizar mais pessoas sobre a necessidade de preservar nossos recursos hídricos e garantir um futuro sustentável para o planeta.


Se ainda não conhece meu instagram, acesse AQUI.




--

Leonardo Merçon é capixaba, há quase 20 anos é fotógrafo de natureza / documentarista, focado na proteção da natureza. Formado como designer gráfico pela Universidade Federal do Espírito Santo, estudou fotografia voltada para publicações na Academia de Mídias e Artes, na Alemanha, com bolsa integral do DAAD e atualmente cursa um mestrado profissional em Conservação da Biodiversidade no IPÊ/ESCAS. Fundador / Diretor voluntário do Instituto Últimos Refúgios (OSC ambientalista sem fins lucrativos). Tem dezenas de livros impressos e documentários em vídeo publicados. Realiza trabalhos ajudando a contar histórias através de imagens em mídias nacionais e internacionais, como a BBC de Londres e National Geographic Brasil, dentre outras. Em 2015 foi palestrante no TEDx TALK em Vitória-ES. Acredita e trabalha em atividades de sensibilização ambiental (em especial com crianças) e fomento do turismo relacionado à natureza, como forma de inspirar pessoas e promover mudanças.







bottom of page