No último dia 23 de março, participei do Festival das Águas em Vargem Alta, sul do estado do Espírito Santo.
O evento, que tem como objetivo promover a valorização da principal Bacia do Sul do Espírito Santo, o Rio Itapemirim, através de ações culturais, cinema e debates, foi realizado pela Caju Produções com patrocínio da Reserva Águia Branca.
Durante o bate-papo intitulado "História das Águas", tive o privilégio de compartilhar minhas experiências e histórias sobre a água ao redor do mundo, ao lado do renomado fotógrafo de natureza Érico Hiller. Abordei o tema “Experiências com os rios do Espírito Santo, desde o rio Doce até os mergulhos nas Cachoeiras do Caparaó”. Como fundador do Instituto Últimos Refúgios e fotógrafo de natureza, tenho dedicado meus últimos 20 anos a registrar a biodiversidade do Espírito Santo e a documentar a importância dos rios para a preservação da vida.
Acredito que os rios são fundamentais para a manutenção da biodiversidade, fornecendo água e outros recursos para todos os seres vivos e influenciando no ciclo da água, na estabilização climática e na manutenção da qualidade da água. Por isso, destaco a beleza da fauna selvagem e procuro mostrar ao mundo a importância desses ecossistemas através do meu trabalho como fotógrafo de natureza.
Durante minha carreira, tive a oportunidade de vivenciar experiências únicas em ambientes aquáticos em cinco continentes, desde as tragédias ambientais, como a do Rio Doce, até os rios e áreas alagadas da Escócia e China. Além das áreas ricas em biodiversidade da Mata Atlântica, Amazônia e Pantanal. Acredito que os rios do Espírito Santo são essenciais para a manutenção da biodiversidade e é minha missão como fotógrafo mostrar a beleza e importância desses ecossistemas para o mundo.
O colega Érico Hiller foi o ponto alto da discussão, abordando o tema relacionado à histórias de pessoas de todos os continentes que convivem em meio a enormes dificuldades com a falta de saneamento e acesso à água limpa para viver. Como fotógrafo documentarista de impacto social, Hiller apresentou seus projetos recentes, incluindo o livro "ÁGUA", que traz um panorama amplo com histórias de pessoas de todo o mundo que enfrentam dificuldades com a falta de acesso à água limpa.
O Festival das Águas foi uma oportunidade única para compartilhar nossas experiências e histórias sobre a água e a importância dos rios para a vida. Espero que essas discussões possam conscientizar mais pessoas sobre a necessidade de preservar nossos recursos hídricos e garantir um futuro sustentável para o planeta.
Se ainda não conhece meu instagram, acesse AQUI.
--
Leonardo Merçon é capixaba, há quase 20 anos é fotógrafo de natureza / documentarista, focado na proteção da natureza. Formado como designer gráfico pela Universidade Federal do Espírito Santo, estudou fotografia voltada para publicações na Academia de Mídias e Artes, na Alemanha, com bolsa integral do DAAD e atualmente cursa um mestrado profissional em Conservação da Biodiversidade no IPÊ/ESCAS. Fundador / Diretor voluntário do Instituto Últimos Refúgios (OSC ambientalista sem fins lucrativos). Tem dezenas de livros impressos e documentários em vídeo publicados. Realiza trabalhos ajudando a contar histórias através de imagens em mídias nacionais e internacionais, como a BBC de Londres e National Geographic Brasil, dentre outras. Em 2015 foi palestrante no TEDx TALK em Vitória-ES. Acredita e trabalha em atividades de sensibilização ambiental (em especial com crianças) e fomento do turismo relacionado à natureza, como forma de inspirar pessoas e promover mudanças.
Comments